quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

10 PIORES PAISES DO MUNDO

Segundo o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) que é uma medida comparativa usada para classificar os países pelo seu grau de "desenvolvimento humano" e para separar os países desenvolvidos (elevado desenvolvimento humano), em desenvolvimento (desenvolvimento humano médio) esubdesenvolvidos (desenvolvimento humano baixo). A estatística é composta a partir de dados de expectativa de vida ao nascereducação e PIB per capita (como um indicador do padrão de vida) recolhidos a nível nacional. apresentamos a lista dos 10 piores países do mundo



10º lugar: Guiné-Bissau
Com 50% de analfabetos na população, Guiné-Bissau possui uma alta taxa de natalidade, com quase 6 filhos por mulher, realidade superada pelo Brasil há décadas. O país possui uma esperança de vida de apenas 46 anos para uma população de 1,5 milhões de habitantes. 

Bissau

Bafatá



9º lugar: Burundi

Apesar de possuidor de alguns recursos minerais, o país, além de um dos mais pobres do mundo, sofre com conflitos étnicos locais. Possui um setor industrial muito pouco desenvolvido e mais de 90% de seus 8,6 milhões de habitantes na zona rural. A esperança de vida e os dados relativos ao analfabetismo, se equiparam aos da Guiné-Bissau.

Bubanza

Bujumbura Mairie


8º lugar: Chade

Sem acesso ao mar, assim como Burundi, sua população de 10 milhões de habitantes vive basicamente da agricultura e pecuária de subsistência. Possui quase 80% de analfabetos e uma esperança de vida de cerca de 50 anos.

Ati

N'Djamena



7º lugar: República Democrática do Congo

O país, antigamente chamado de Zaire, possui como uma de suas línguas oficiais o francês e uma população de cerca de 60 milhões de habitantes. Sua população possui uma esperança de vida de apenas 46 anos com 40% de analfabetos.

Brazzaville

Owando


6º lugar: Burkina Faso

Possuidor da pior taxa de alfabetização do mundo (cerca de 80%), o país conta com uma população de 13 milhões de habitantes e uma espectativa de vida em torno de 50 anos. 85% da população ive da agricultura de subssistência com uma renda per capita inferior a U$300,00.


Bilanga

Ouagadougou

5º lugar: Mali

Metade da população de Mali vive abaixo da linha de pobreza, com menos de 1 dólar por dia. Da população de quase 13 milhões de habitantes, quase 80% dos trabalhadores estão nas áreas agrícoals. A taxa de fertilidade é de 7,4 nascimentos por mulher e a expectativa de vida de 51 anos. Além disso, o país possui uma das taxas de mortalidade infantil mais altas do mundo: 128/mil.


Bamako

Kati

4º lugar: República Centro-Africana

Com uma população de 4.500.000 habitantes e 540.000 soros positivos, a República Centro-Africana possui uma das taxas de esperança de vida mais baixas do mundo: apenas 48 anos.


Bangui

Bangui

3º lugar: Serra Leoa

Com umapopulação estimada em 6.300.000, Serra Leoa possui a maior taxa de mortalidade infantil do mundo (161/mil). A esperança de vida é de apenas 42 anos e a alfabetização de 34%.






Freetown

Freetown

2º lugar: Afeganistão

Sofrendo com uma interminável guerra civil que dura desde a década de 70, com intervenções estrangeiras, como a dos EUA, que derrubou o regime talibã, o país, que tem uma população de 28 milhões de habitantes, possui a pequena esperança de vida de 43 anos.








Cabul

Faizabad

1º lugar: Níger

País com o IDH mais baixo do mundo, o Níger é um dos países mais pobres e cuja economia é centrada na agricultura de subsistência e na criação de animais. Com uma população estimada em 11 milhões de habitantes, posui uma esperança de vida de 56 anos e uma taxa de alfabetização de 28%.

Niamey

Arlit


NÃO PENSEM QUE ANGOLA XTA TÃO BEM ASSIM... APESAR DO CRESCIMENTO QUE TIVEMOS DEPOIS DA PAZ, AINDA TEMOS UM INDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO BAIXA, TOMARÁ QUE NOS PROXIMOS ANOS HAJA MELHORIAS, PRINCIPALMENTE NO SECTOR DE EDUCAÇÃO E SAÚDE. QUEM SABE TALVEZ A GRANDE APOSTA QUE O GOVERNO FARÁ NA SAÚDE EM 2011, VAI PROVOCAR UM AUMENTO DO IDH DE ANGOLA...

0 comentários: